quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O Poder do Chá

 

Alguns adoram, outros nem por isso, mas a verdade é que o chá é provavelmente a bebida mais consumida depois da àgua. Qualquer que seja o tipo de chá escolhido, as vantagens existem sempre e é exactamente isso que vamos mostrar hoje.
O chá é uma bebida que tem por base a infusão de folhas, flores ou raízes, geralmente com água quente.
O chá divide-se em três grandes categorias: preto, verde e oolong, sendo que a diferença entre eles tem a ver com o processamento das folhas: oxidação, fermentação ou contacto com outro tipo de ervas/frutos ou especiarias. Não sei se sabem, mas existem mais de três centenas de tipos de chás!! Cada um deles tem vantagens particulares no nosso organismo. Contudo, todos têm em conjunto o facto de serem ricos em cafeína e saponinas. Ou seja, se forem consumidos em excesso podem ter consequências nocivas para o nosso corpo.

Agora vamos aos seus benefícios! Normalmente, a ingestão de chá ajuda na digestão e na retenção de líquidos porque actuam na aceleração do metabolismo. O chá preto, branco, verde e vermelho têm em comum o facto de serem feitos a partir da erva "Camélia sinensis", que tem ajuda o corpo a queimar calorias, impede a acumulação de gorduras e ajuda a saciar a fome.

Chá Verde - Tem propriedades antioxidantes, o que ajuda no combate ao envelhecimento; faz bem à pele; prevenção de doenças cardíacas e circulatórias, diurético, ajuda a desinchar, desintoxicar, acelerar o metabolismo e queimar gordura.

Chá Preto - Antioxidante, neuroestimulante, combate a pressão alta, estimula o metabolismo e queima de calorias, fortalece os ossos, músculos e nervos e protege os dentes das cáries. DESVANTAGEM: tem um teor alto de cafeína, por isso deve ser tomado com cautela.

Chá Vermelho (Pu-erh) - propriedades adelgaçantes e purificantes, favorece a redução do colestrol, depurativo, desintoxicante, antidepressivo, facilita a digestão

Chá Branco - Desinchar, acelerar o metabolismo, queimar gorduras (Deve-se tomar o chá logo assim que se coloca dentro da àgua quente porque o ar retira-lhe logo as suas propriedades)

Chá Cavalinha - Acção Diurética, auxilia a circulação sanguínea,

Chá Carqueija - Aliviar a irritação do sistema digestivo, grande apoio do fígado, ajuda na má digestão, prisão de ventre, anemia, gripe, febre, fraqueza e mal estar, inibe o apetite em caso de emagrecimento.

Chá Imperial - É indicado para estimular o funcionamento intestinal em casos de obstipação, na prevenção da obesidade e de transtornos metabólicos

Chá de Hibisco - Redução da gordura, ajuda na digestão, combate a retenção de líquidos.
A acção diurética é muito importante na perda de peso pois aumentam o trabalho dos rins e assim o organismo liberta mais calorias.


 Onde comprar: Alguns destes chás são fáceis de encontrar, basta dirigirem-se a qualquer hipermercado e é possível comprar embalagens de saquetas. Por outro lado, outros são mais raros e só em ervanárias é que os poderemos adquirir. Uma ervanária que tem uma vasta gama destes produtos é “O Celeiro”, mas procurem nas ervanárias mais próximas de vocês e de certeza vão encontrar aquele que mais se adequa a vocês.

Depois de lerem isto, não vão já a correr comprar chá e beber litros e litros. O chá, por si só, não adianta se não tiverem uma alimentação saudável e equilibrada. Ou seja, o chá não emagrece, apenas ajuda a emagrecer e funciona como um suplemento alimentar. Para que tudo isto tenha algum resultado é obrigatório:
  • Fazer exercício físico - obriguem-se a caminha pelo menos meia hora por dia;
  • Fazer pelo menos 6 refeições por dia - não fiquem mais de 3 horas sem comer porque senão ficam com fome. O vosso organismo assim que receber comida, vai armazena-la toda naqueles locaizinhos onde menos precisamos deles. Se comermos regularmente, o corpo vai dispensando essa gordura porque sabe que vai receber sempre aquilo que precisa;
  • Beber cerca de 1,5 litros de àgua por dia - não ultrapassar os 2 litros porque senão poderemos sobrecarregar os rins;
  • Evitar ao máximo beber líquidos durante as refeições;
  • Variar as frutas, legumes e verduras - precisamos de vitaminas e minerais;
  • Evitar as carnes vermelhas, enchidos e fritos.
Fonte: http://fashionaddicted.blogs.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário