quarta-feira, 29 de junho de 2011

PLANO DE POUPANÇA

Na verdade, cada uma de nós é que sabe das suas necessidades e dos seus limites financeiros, por isso vou apenas dar algumas dicas para pouparem dinheiro, e depois, cada uma de vós pode torná-las mais rígidas se precisar de poupar "a sério" e outras, podem passar alguns passos, se acharem que têm o controlo necessário sobre o vosso dinheiro.


1. Faz uma estimativa
Primeiro, faz uma estimativa entre o dinheiro que tens disponível e o que precisas de gastar durante uma semana, ou um mês (como preferires). É importante saberes mais ou menos o que te espera, pois assim saberás se nessa semana, ou se nesse mês podes deixar-te levar um pouco mais e comprar um 'mimo' ou se por outro lado, tens de te render apenas ao essencial.

2. Regista tudo
Para no final do mês, poderes fazer um balanço, convêm registares tudo o que recebes e tudo o que gastas, especificando em quê, para que no final nunca tenhas duvidas de onde gastaste o teu dinheiro e para poderes fazer alguns ajustes no que gastaste mais.

3. Resiste às tentações
Poupar dinheiro implica sacrifícios e por isso, tens de saber dizer que 'não' na altura certa, por exemplo, evita comer fora, ir às compras muitas vezes (mesmo que seja só para ver, pois acabas por ficar com o bichinho), ir ao cinema todas as semanas, entre outras coisas.

4. Compara
Se precisas de comprar algo, compara os preços primeiro e não te deixes levar pelo impulso de comprar uma coisa logo nesse instante. Depois de veres algo que te agrade, procura noutras lojas um artigo igual ou semelhante ao que pretendes e opta sempre pelo que tem uma melhor relação de qualidade-preço.

5. Anda com pouco dinheiro na carteira
Deves andar sempre com o mínimo de dinheiro possível contigo, pois para além de diminuíres o prejuízo caso aconteça algum imprevisto, também se torna mais fácil resistir a certas coisas, pois se não tens dinheiro, não tens como facilitar.

6. Junta o dinheiro
No final da semana ou do mês, tudo o que sobrou, guarda. Todo o dinheiro que recebas em épocas festivas, guarda-o. Podes guardar, para comprares algo que queiras mesmo muito, ou simplesmente por prevenção, no entanto no caso de juntares para comprares algo com um valor mais elevado, pensa bem e faz os prós e os compras dessa aquisição.

7. Dá preferência aos saldos
Se queres ir às compras e planeias comprar várias coisas, espera pelos saldos, pois assim consegues comprar várias coisas por um preço mais pequeno. Já fiz um post sobre como fazer compras nos saldos, podes consultá-lo aqui.

8. Wish-Lists
Tem em atenção aquilo que realmente precisas e elabora uma wish-list, ou seja uma lista daquilo que mais desejas, no entanto tem atenção ao passo 4 (comparar) e não tenhas pressa de comprar tudo ao mesmo tempo, pois se for um processo gradual, podes poupar dinheiro.

9. Ganhar dinheiro
Se já tens 16 anos, nas férias podes arranjar um part-time, se por outro lado, és mais nova, podes fazer algumas peças artesanais, ajudar em algum negócio da família... No final do mês, este dinheiro extra vai te dar muito jeito.

Fonte: http://beautifulgirls.blogs.sapo.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário