quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Acne! E agora? :o

A acne é um problema que afecta sobretudo os adolescentes, causando grande ansiedade e até diminuição da auto-estima, depressão e isolamento.
Mas não stresses! Tenho algumas sugestões para te dar para combateres este problema. 

As principais causas para a formação da acne são:
- O stress;
- O consumo de chocolate e açúcares.
Por isso já sabes, evita ao máximo!

Tratamentos:
Existem dois tipos de acne: a acne ligeira, que vai de ligeira a moderada, e a acne moderada, que vai de moderada a grave. O tratamento depende da gravidade da situação.
Tratamentos para a acne ligeira:
- Para a acne ligeira podem ser usados cosméticos, mas apenas para melhorar a aparência.
Tratamentos para a acne ligeira a moderada:
- Neste caso usam-se, normalmente, medicamentos tópicos, como cremes e géis, que devem ser adaptados ao teu tipo de pele. Para a pele oleosa, deves optar por géis que não gordurosos e que têm efeito de secagem. Se a pele for seca, deves optar nos cremes e nas loções. Alguns requerem receita médica.
Podem ser eficazes, mas também apresentam efeitos secundários. Dependendo sda substância que utilizas-te e da sensibilidade da tua pele, estes medicamentos podem causar irritação, descamação, vermelhidão, entre outros.
Tratamentos para a acne moderada a grave:
- Em geral, a acne moderada a grave é tratada com a ajuda de uma dermatologista.

Cuidados indispensáveis:
- Mesmo que estejas a seguir um tratamento, há precauções que tens de ter, nomeadamente, não lavar a cara mais de duas vezes por dia e fazê-lo com as mão ou com um pano muito suave. Convém evitar sabonetes e productos de limpeza muito abrasivos;
- Deves usar a maquilhagem com cuidado. Para disfarçar as lesões da acne, opta por produtos de base aquosa aos de base oleosa. Escolhe os que dizem "não comedogénico" na embalagem.
- Não espremas as borbulhas, nem as tapes com pensos ou roupa apertada. Se o fizeres, agravarás o problema;
- Antes de aplicares medicamentos tópicos, como cremes, géis ou outros, lava e limpa bem a pele. É importante lavares as mãos antes e depois de aplicares o produto.








Se nenhum dos conselhos que eu te dei resultar, deves consultar um dermatologista.
Boa Sorte! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário